Psf Vila Amaury – Endereço e Telefone

As UBS (Unidades Básica de Saúde) são postos públicos de pequeno ou médio porte com estrutura apta a fornecer atendimento para até 80% dos problemas de saúde da população brasileira.

Instaladas em inúmeros bairros e chamadas popularmente de “posto de saúde”, as UBS são responsáveis por disponibilizar uma atenção primária ao cidadão e, dessa forma, dispensar a necessidade de deslocamentos ou transferências para outros hospitais.

Por ser o primeiro local procurado pelas pessoas que precisam de cuidados médicos, a UBS é considerada a porta de entrada do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS).

As Unidades Básica de Saúde possuem horário de funcionamento determinado, isto é, não oferecem plantão 24 horas. Além disso, para ser atendido, o paciente deve realizar um pré-agendamento.


Endereço Psf Vila Amaury

Psf Vila Amaury

  • Avenida Belo Horizonte – Bairro: Ana Alves – Campo Belo MG

Telefone Psf Vila Amaury

  • (35)3832-6000

Fonte: Portal Brasileiro de Dados Abertos

* Telefone ou endereço desatualizado? Avise-nos para que possamos fazer a correção e manter o site com informações atualizadas.


Principais objetivos da UBS

Os principais objetivos de uma UBS estão relacionados a cinco princípios básicos. Os profissionais que realizam atendimento devem estar preparados para proteger a saúde da população, fornecer diagnóstico médico, prevenir o agravo de doenças, reabilitar o paciente e reduzir os danos à saúde do cidadão.


Atendimentos realizados pela UBS

UBS - Unidade Básica de Saúde

As consultas médicas são apenas um exemplo dos atendimentos realizados pelas Unidades Básicas de Saúde. Os postos fornecem uma série de outros cuidados gratuitos aos cidadãos, incluindo coleta de exames e procedimentos essenciais. Veja a relação de serviços:

  • Coleta de exames laboratoriais
  • Consultas médicas
  • Encaminhamentos para especialidades
  • Fornecimento de medicação básica
  • Inalações
  • Injeções
  • Tratamento odontológico
  • Vacinação

Em paralelo aos atendimentos essenciais, algumas UBS também disponibilizam cuidados médicos relacionados a Aids/DST, tabagismo, psicologia e tuberculose.


Como funciona a UBS

A UBS é composta por equipes do Programa Mais Médicos, com formação em Saúde da Família. Os profissionais possuem especialização em Ginecologia, Pediatria, Clínica Geral, Odontologia e Enfermagem.

As unidades são classificadas de acordo com a quantidade de médicos de plantão disponibilizadas pelo SUS:

UBS I – recebe pelo menos uma equipe médica de Saúde da Família

UBS II – recebe pelo menos duas equipes médicas de Saúde da Família

UBS III – recebe pelo menos três equipes médicas de Saúde da Família

UBS IV – recebe pelo menos quatro equipes médicas de Saúde da Família


Encaminhamento da UBS para UPA

A UBS é uma unidade de saúde para tratamento básico. Quando há uma emergência, o paciente é encaminhando para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que é o local apropriado para tratar enfermidades intermediárias.

Diferentemente da UBS, a UPA tem operação ininterrupta, ou seja, atende durante as 24 horas do dia e os 7 dias da semana. Outra diferença entre UBS e UPA está relacionada ao atendimento. Para ser atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento, o paciente precisa ter um encaminhamento.


Distribuição de medicamentos na UBS

Além dos serviços ambulatoriais, a UBS também possui distribuição de remédios gratuitos através do SUS. Para saber se o medicamento desejado está disponível, o paciente deve consultar a farmácia da unidade. A entrega é feita mediante apresentação da receita médica dentro do prazo de validade, de um documento oficial com foto e do cartão do SUS.