Em 2018, a taxa do RG no Poupatempo para fazer a segunda via do documento é de R$ 38,55. O cidadão tem a opção de quitar o valor ao realizar o agendamento, mas se preferir, também pode pagar no dia em que for atendido. Entenda como funcionam os procedimentos de pagamento.


Como pagar a taxa do RG antecipadamente

Ao agendar o RG no site oficial do Poupatempo, você vai encontrar duas opções de pagamento: débito bancário e boleto bancário.

Pagamento via débito bancário

Há quatro bancos disponíveis para fazer o pagamento por débito bancário:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Itaú
  • Santander

Para quitar a taxa corretamente, você precisa selecionar a banco de sua preferência e clicar em “pagar com débito online”. Logo depois, o site do banco que você escolheu será automaticamente exibido na tela para você acessar a sua conta e realizar o pagamento. Conclua a transação e lembre-se de imprimir o comprovante, pois você deverá apresentá-lo no dia do atendimento.

Observação: se você fizer o agendamento usando um computador ou notebook, será necessário desativar a opção de bloqueio de pop-ups do navegador. Caso contrário, a página do site do seu banco não será exibida.

Pagamento via boleto bancário

Se você optar pelo boleto, basta clicar no botão “Imprimir boleto bancário”. O documento será automaticamente exibido na tela. Você pode pagar a taxa em qualquer banco, até a data de vencimento. Assim como alertamos anteriormente, é preciso desativar o bloqueador de pop-ups caso você esteja usando o notebook ou o computador.


Pagar a taxa do RG no dia atendimento no Poupatempo

Por outro lado, se você preferir pagar o valor apenas quando for atendido no posto, basta clicar no botão “Agendar sem pagamento”. As unidades do Poupatempo aceitam pagamento em dinheiro ou em cartão de débito de todos os bancos.


Isenção da taxa de pagamento do RG no Poupatempo

Também é possível fazer o RG no Poupatempo sem pagar taxa. Contudo, a isenção do pagamento é válida somente para:

A) Mulheres acima de 60 anos.

B) Homens acima de 65 anos.

C) Desempregados há mais de 3 meses (é necessário comprovar esta condição apresentando a Carteira de Trabalho com os registros atualizados).

D) Erro de digitação no RG (para não pagar a taxa novamente, é preciso solicitar a nova via no prazo de 90 dias)

E) Pessoas que se declararem pobres nos termos da lei 7.115/83. (é necessário apresentar uma declaração de pobreza semelhante ao modelo exibido abaixo; se a Identidade for para um cidadão menor de 16 anos, a declaração deve ser assinada pelos pais ou pelo responsável legal)

Modelo de declaração de pobreza


Entrega do RG pelo Correios

Embora seja mais rápido retirar o RG no próprio posto, o Poupatempo oferece ao cidadão a possibilidade de receber o documento na sua casa. Para efetuar o envio, é cobrada a taxa de R$ 9,09.


1ª via do RG no Poupatempo

Não há cobrança de taxa para o serviço de 1ª via da Carteira de Identidade.