Agendamento para o Poupatempo Araras

Você sabe por que é necessário fazer o agendamento para o Poupatempo Araras? Este é um sistema adotado pelo programa para organizar os atendimentos e reduzir o tempo de espera no posto. Desta forma, o cidadão sabe exatamente o dia e a hora que vai ser atendido, evitando transtornos para tirar o seu documento.

Mas fique atento (a), pois não são todos os serviços que precisam ser agendados. Logo mais, nós vamos mostrar quais são as solicitações que entram nessa regra. Você vai poder conferir também um guia completo para agendar pela internet e pelo telefone. Acompanhe as orientações até o final e veja como funciona.


Serviços com agendamento no Poupatempo

⇒ Cadastro de Emprego

⇒ Carteira de Trabalho

Serviços para 1ª via, 2ª via e via de continuação.

⇒ Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Serviços para 1ª Habilitação, Reabilitação de permissionário, Adição/Mudança de Categoria, 2ª Via, Troca da permissão para dirigir pela CNH definitiva, Processo de Suspensão e de Cassação, Renovação com exame médico fora do Poupatempo e Renovação com exame médico no Poupatempo.

⇒ Entrada no seguro-desemprego

⇒ RG – Carteira de Identidade

Serviços de RG para 1ª via e 2ª via por perda, furto, roubo, mau estado de conservação ou documento vencido.

⇒ Detran-SP

Serviços relacionados a veículos


Passo a passo agendamento Poupatempo Araras

O processo de agendamento é feito diretamente pelo site do Poupatempo. Se esse for o seu primeiro acesso, será preciso fazer um rápido cadastro. Siga o passo a passo a seguir:

1. Acesse o site oficial do Poupatempo pelo endereço https://www.poupatempo.sp.gov.br.

2. Clique no botão ‘Entre ou Cadastre-se’.

3. Logo depois, clique novamente no botão ‘Cadastre-se’.

4. Digite o seu CPF e clique em ‘Avançar’ para prosseguir com o cadastro.

5. Após finalizar o seu cadastro, retorne à página inicial do site do Poupatempo e clique no botão ‘Agendamento’.

6. Informe seus dados de acesso (pode ser CPF, RG, telefone OU e-mail e também a senha); ao finalizar, clique no botão ‘Entrar’.

7. Na próxima tela você deve selecionar o serviço que deseja agendar. Para este tutorial, vamos escolher o atendimento para emissão do RG.

8. Após selecionar o serviço que você precisa, clique no botão “Local”.

9. Selecione o Poupatempo Araras.

10. Escolha a data.

11. Em seguida, escolha um horário.

12. Em seguida, você precisa informar se o agendamento é apenas para você, para você + algum dependente ou somente para algum dependente.

13. Na tela seguinte, você deverá informar os seguintes itens:

⇒ Gênero

Serviço a ser agendado (1ª ou 2ª via)

⇒ Número do seu RG

⇒ Nacionalidade (Brasileiro ou Naturalizado ou Português com Título de Igualdade)

No caso de agendar para um dependente, também será necessário informar os dados da pessoa, bem como o grau de parentesco. O Poupatempo considera como dependente avô, avó, mãe, pai, filho e filha.

14. Ao finalizar, clique em “Prosseguir agendamento”.

Pagamento

Para pagar pelo serviço, você pode entre débito em conta, boleto bancário ou agendar sem pagamento. Veja como funcionam as três opções:

Pagar por débito

⇒ Banco do Brasil

⇒ Bradesco

⇒ Itaú

⇒ Santander

Escolha o banco desejado e depois clique em “pagar com débito online”. O site do banco abrirá em uma nova janela, assim você deverá acessar e fazer o pagamento. É preciso desabilitar o bloqueador de pop-ups do seu computador. Imprima o comprovante, pois será necessário apresentar no posto.

Pagar por boleto bancário

Para pagar com boleto, é só clicar no botão “Imprimir o Boleto Bancário”. O documento será apresentado na tela, e você poderá quitar a taxa em qualquer banco. Lembre-se de desabilitar o bloqueador de pop-ups.

Agendar sem fazer o pagamento

Se você preferir, também é possível pagar a taxa no próprio posto. Para fazer isso, clique em “Agendar sem pagamento”. No Poupatempo é você pode pagar com dinheiro ou com cartão de débito de qualquer banco.


Protocolo de atendimento

Após a confirmação, será exibido o protocolo confirmando o agendamento. Imprima o documento ou anote o número em algum lugar, pois você precisa apresentá-lo no dia do atendimento.


 

Taxas e documentos

Não deixe de conferir a lista de documentos e taxas que precisam ser pagas pelo serviço agendado. Os atendimentos de RG podem ser pagos com antecedência. Já os débitos correspondentes à CNH devem ser pagos no próprio posto, com dinheiro ou cartão de débito. Os pedidos referentes à Carteira de Trabalho e seguro-desemprego não possuem taxas.


Agendar pelo telefone do Poupatempo

O programa também disponibiliza o Disque Poupatempo para o cidadão fazer o agendamento. Veja os números:

☎️ 0800 772 36 33 (ligação gratuita de telefone fixo)

? (11) 2930-3650 (sujeito a cobrança da operadora de celular)


Como cancelar o agendamento

Se você não puder mais comparecer no dia marcado, lembre-se de cancelar agendamento no Poupatempo. Os procedimentos são simples:

1. Acesse a página inicial do site do Poupatempo.

2. Clique no botão “Agendamento”.

3. Caso seja necessário, faça o login novamente.

4. Na página seguinte, você verá todos os agendamentos; localize o ícone de uma lixeira e clique sobre ele.

5. A seguinte mensagem será exibida no site: “Deseja realmente excluir o item?”; clique em “Ok” para concluir o cancelamento.


Endereço do Poupatempo Araras

? Rua da Consolação, 79, Jd. Belvedere.


Horário de Atendimento do Poupatempo Araras

? Segunda a sexta-feira: das 7h às 19h

? Sábado: das 7h às 13h

Você acabou de conferir as informações sobre o agendamento para o Poupatempo Araras. Se elas já foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.