Agendamento de RG no Poupatempo Guarulhos

Nest post você pode acompanhar o passo a passo para fazer agendamento RG Poupatempo Guarulhos; veja todas as orientações e tire suas dúvidas sobre taxas e documentos que devem ser apresentados

Os moradores de Guarulhos podem emitir vias da carteira de identidade usando o Poupatempo da cidade, que tem agendamento virtual para atender mais velozmente. A primeira via, por exemplo, pode ser feita por todas as pessoas, inclusive os que são maiores de idade e não fizeram o documento antes: apenas as exigências são diferentes.

Se a pessoa tiver 18 anos ou idade superior que precisam emitir a primeira via, será pedido foto 3×4 que tenha menos de um ano e a certidão de casamento ou de nascimento. Se esse cidadão foi furtado ou roubado, há a obrigatoriedade de ir à Polícia Civil para fazer um boletim de ocorrência, sendo possível optar pela delegacia eletrônica.

Os menores de idade precisam estar com os responsáveis para a primeira e para a segunda via. Além disso, esses responsáveis deverão ter a sua carteira de identidade original.

O Poupatempo tem um sistema de agendamento virtual para que as suas unidades fiquem mais organizadas e o cidadão que quer um RG espere menos. Você pode fazer o agendamento no https://www.poupatempo.sp.gov.br/wps/portal/poupatempo/home.


Como fazer cadastro no Poupatempo Guarulhos

O agendamento virtual requer que se faça antes um cadastro no site do Poupatempo. Aprenda aqui como fazê-lo:

  • No link dado, procure por “Entrar ou cadastrar”;
  • Coloque seu CPF;
  • Pressione “Avançar”;
  • Insira todas as informações pessoais que o Poupatempo solicitar;
  • Valide a imagem escrevendo os caracteres apresentados;
  • Coloque o seu telefone, o nome completo e faça uma senha;
  • Salve tudo;
  • O Poupatempo mostrará uma página diferente, na qual terá alguns tipos de documento para emitir. Você precisará ir a “Carteira de Identidade” e também clicar na unidade Guarulhos;
  • Clique no dia que você quer e no horário;
  • Pressione “Reservar horário” e espere que o Poupatempo envie a confirmação via e-mail. Quando a receber, você terá de abrir o link de confirmação para que o agendamento seja registrado.

Agendamento de RG no Poupatempo Guarulhos


Como agendar o horário no Poupatempo Guarulhos

O agendamento específico de horário é realizado por meio da mesma página: https://www.poupatempo.sp.gov.br/wps/portal/poupatempo/home.

Haverá a opção “Agendamento” e, para realizá-lo, você terá de colocar a senha que ele já cadastrou e também certos dados, como CPF e o seu telefone. A seguir, determine qual é o documento de que você precisa: além da carteira de identidade, o Poupatempo Guarulhos faz a emissão de muitos outros.

Serão apresentados os horários e os dias disponíveis na unidade e é só você escolher. Porém, ressalta-se que você precisará do protocolo de agendamento: ele chegará por meio do e-mail cadastrado.


Documentos para fazer o RG no Poupatempo Guarulhos

Para as pessoas que ainda não têm 18 anos, são necessários documentos diversos para a primeira e a segunda via. Para a primeira, eles terão de levar certidão de nascimento e CPF, estando com os seus responsáveis, para quem também serão pedidos documentos: tutela ou guarda, CPF, certidão de nascimento e RG. Importa destacar que todos terão de ter tanto a cópia quanto o original.

Se o requerente do documento for maior de idade, eles precisarão ter boletim de ocorrência (na eventualidade de o RG ter sido roubado ou furtado), certidão de nascimento ou certidão de casamento, CPF e o tipo sanguíneo.

Quando a segunda via não é por furto ou roubo, mas apenas mau estado, é melhor que o RG em questão seja levado. O boletim de ocorrência só é requisitado quando é uma segunda via e também será preciso foto 3×4 recente. Na primeira via, não é necessário levar foto.


Taxas para o RG no Poupatempo Guarulhos

Salvo algumas exceções, as emissões de RG não são feitas de forma gratuita. Você pode consultar os valores clicando aqui.


Como funciona o pagamento pelo RG no Poupatempo Guarulhos

Os cidadãos podem pagar no Poupatempo, no mesmo dia em que fizerem o seu documento; entretanto, será aceito apenas dinheiro. Para quem prefere pagar antes, pode-se escolher entre boleto bancário ou o cartão de débito, que tem de ser de quatro bancos: Santander, Banco do Brasil, Itaú ou o Bradesco. O próprio site do Poupatempo “levará” essas pessoas para a página do banco escolhido e deve-se escolher “Pagar com débito online”.

No pagamento por boleto, o serviço não cita nenhum banco específico: a pessoa só tem de quitar antes do vencimento. Para gera-lo, será necessário clicar em “imprimir boleto bancário” e também desativar no navegador o seu bloqueador de pop-up.

Agendamento de RG no Poupatempo Guarulhos


Como cancelar o agendamento no Poupatempo Guarulhos

Se você tiver de faltar ao agendamento do Poupatempo Guarulhos, basta fazer o seu cancelamento:

  • Vá à página do Poupatempo;
  • Depois do login, selecione o botão “Meus agendamentos”;
  • Você visualizará o dia e a horário que tinha escolhido;
  • Localize o ícone de lixeira: pressionando-o, o seu agendamento será apagado;
  • Quando o pop-up solicitar que você confirme, pressione o “Ok”.