Agendamento de RG Poupatempo Jundiaí

Veja como funciona o agendamento Poupatempo Jundiaí para fazer 1ª e 2ª via de RG

O Poupatempo é uma instituição estadual de São Paulo que faz muitos documentos para os cidadãos, sendo o RG o mais solicitado.

As pessoas podem fazer a emissão da primeira e das demais vias, desde que levem os documentos que o Poupatempo exige, além de fazer um agendamento antes.

A taxa para tirar o documento pode ser consultada na página de taxas RG Poupatempo, a menos que o cidadão esteja incluído nos casos de gratuidade.

Isso quer dizer ter erros de digitação no RG que foi feito a menos de três meses ou estar na terceira idade, sendo oferecida a gratuidade se o cidadão de Jundiaí atestar pobreza.

Pode-se fazer quantas vias de RG forem necessárias e dá para cancelar o agendamento feito.

Porém, a pessoa só poderá marcar novamente o atendimento de acordo com a disponibilidade do Poupatempo Jundiaí, e é possível que demore um pouco para haver horário livre.


Poupatempo agendamento de RG pelo site para Jundiaí

A forma mais fácil de agendar RG no Poupatempo é usar o site: https://www.poupatempo.sp.gov.br/.

Ele é o mesmo para todos os postos, devendo-se clicar em “agendamento” e fazer login.

Depois que o jundiaiense determinar a cidade e o documento que quer fazer, ele só precisará escolher o dia e o Poupatempo mandará um “espelho” dos dados para o e-mail cadastrado.


Poupatempo agendamento de RG pelo telefone para Jundiaí

Porém, as pessoas podem agendar seu RG usando o telefone 0800 772 3633: essa é uma central que serve para todos os postos do Estado de São Paulo.

O agendamento por esse mecanismo é igual aquele feito pelo site do Poupatempo: é preciso “dizer” ao sistema o documento a emitir e escolher o dia.

Os jundiaiense devem ficar atentos aos números de comprovante de agendamento: eles são mandados no e-mail de confirmação e fornecidos no atendimento telefônico. É importante que ele seja anotado e que o cidadão o leve, para o caso de o atendente pedi-lo.

Agendamento de RG Poupatempo Jundiaí


Poupatempo agendamento de RG pelo celular para Jundiaí

Além da opção de agendamento pelo site e pelo número 0800, os paulistas têm a facilidade de usar o aplicativo SP Serviços.

Ele pode ser baixado em diversos sistemas operacionais e permite agendar emissão de RG e de outros documentos também, não tendo custo.

Para download para IOS, o cidadão pode acessar a Apple Store ou clicar em https://itunes.apple.com/br/app/sp-servi%C3%A7os/id879855533?mt=8.

Será preciso fazer login e todos os serviços do Poupatempo serão apresentados, bastando clicar em “RG” ou “Documento de Identidade” para começar um agendamento.

Se o celular tem sistema Android, deve-se acessar a Google Play Store ou https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sp.prodesp.spservicos&hl=pt_BR.

Para qualquer dispositivo que seja, é preciso confirmar que o desenvolvedor do SP Serviços é a Prodesp, ou seja, a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

Caso o desenvolvedor do aplicativo não seja esse, não se deve fazer o download: pode ser uma manobra de pessoas mal-intencionadas para descobrir senhas bancárias e outras informações.


Documentos para fazer RG no Poupatempo Jundiaí

O Poupatempo de Jundiaí tem duas listas diferentes de documentos, de acordo com o tipo de via que o cidadão quer tirar.

Quando for a primeira, será preciso levar certidão de casamento ou nascimento do responsável e os documentos pessoais deste (se o solicitante for menor de idade).

Pessoas portuguesas ou que são naturalizadas no Brasil precisam levar ao Poupatempo Jundiaí uma Certidão de Direitos Iguais ou documento equivalente.

Quem possuir CPF deve levá-lo e, normalmente, os postos do Instituto de Identificação tiram a foto 3×4 da pessoa na hora da solicitação do documento. Porém, é importante confirmar isso no agendamento.

Outra observação é que as crianças que não são alfabetizadas e, por isso, não têm condição de assinar o RG precisam estar identificadas com o termo “pré-escolar”. Posteriormente, será preciso outra via, com a assinatura delas.

Para a segunda via, a pessoa deverá levar os mesmos documentos mencionados na primeira via, adicionando-se a foto 3×4 e a guia de pagamento. Quando se trata de renovação de RG porque ele ficou muito velho ou em mal estado, é preciso apresentar este na hora de emitir um novo.

Quando o documento de identidade foi perdido, roubado ou furtado, a pessoa terá de levar ao Poupatempo Jundiaí um boletim de ocorrência.

É normal que se acredite que o B.O só deve ser feito se ocorreu um crime, mas os casos de perda de documento também justificam o aviso à Polícia Civil.

Agendamento de RG Poupatempo Jundiaí


Atendimento do Poupatempo Jundiaí

O Poupatempo Jundiaí funciona entre as 9h e as 18h (de segunda a sexta) e entre as 9h e as 13h (aos sábados).

Ele fica na Avenida União dos Ferroviários, no número 1.760, em Pte de Campinas.