Agendamento de RG no Poupatempo Lapa

Veja o passo a passo para fazer agendamento RG Poupatempo Lapa e confira os documentos necessários

O Poupatempo faz parte dos serviços estaduais de São Paulo e atende aos cidadãos que precisam fazer solicitações a alguns órgãos ou tirar documentos.

Uma boa parte da documentação que o Poupatempo faz tem pequenas taxas, mas os paulistas têm isenção se tiverem mais de 60 anos e se forem beneficiários de iniciativas sociais.

O Estado inteiro tem unidades do Poupatempo, como a Lapa. As pessoas dessa região e de outras que não contem com uma unidade própria podem se dirigir à Rua do Curtume, sem número, na Lapa, ou fazer o agendamento em https://www.poupatempo.sp.gov.br/.


Serviços prestados pelo Poupatempo Lapa

Os postos do Poupatempo têm diversos atendimentos e os cidadãos que vão à unidade da Lapa podem, por exemplo, fazer certidão negativa de veículos.

Esse documento serve para garantir que certo indivíduo não possui nenhum veículo no seu nome e é feito pelo posto do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que faz parte do Poupatempo.

Outro serviço que o posto do Detran no Poupatempo Lapa tem é certidão de prontuário, na qual ficam todas as ações do motorista: possíveis autuações, multas e muito mais. Também é feita a carteira definitiva de motorista e a carteira de identidade (primeira e segunda via).

Para os que estão em busca de trabalho, o Poupatempo Lapa também tem a SERT (Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho); por esse serviço, os cidadãos podem mandar o seu currículo e ser convidados para disputar por vagas.

São disponibilizadas também a Certidão de Quitação Eleitoral, certidão de CNH, Carteira de Trabalho e Previdência Social, consulta ao CADIN e atestado de antecedentes criminais.

Agendamento de RG no Poupatempo Lapa


Agendamento Poupatempo RG Lapa

O agendamento para RG é feito em todas as unidades do Poupatempo e foi uma estratégia para que os paulistas pudessem emitir esse documento sem tantas filas e com mais rapidez.

Primeiro, a pessoa vai ao site do Poupatempo (https://www.poupatempo.sp.gov.br/) e clica em “Carteira de Identidade”, determinando qual tipo de via é.

O próximo passo para agendar o RG no Poupatempo é selecionar entre título de igualdade, nato ou naturalizado.

O site perguntará se o solicitante é maior ou menor de idade para apresentar a lista correta de documentos; após essas etapas, o paulista clica na unidade em que quer emitir o documento e escolhe quando quer comparecer.

Cabe destacar que o agendamento não é cobrado e que o cidadão pode desmarcá-lo e remarca-lo.


Regras para fazer o RG no Poupatempo Lapa

Para o cidadão que vai emitir a primeira via, será preciso estar com um responsável legal (se for menor de idade).

Esse documento será gratuito e é preciso levar certidão de nascimento e de nascimento/casamento do responsável; esse acompanhante também deverá levar seus próprios documentos pessoais.

É indicado levar duas fotos 3×4 que sejam digitais e que estejam sem borrões e sem a data.

A roupa da pessoa que vai fazer o RG também é importante: é proibido estar com peças cobrindo o rosto ou a cabeça, além de tomara que caia e de regatas. Para os cidadãos que não podem retirar o chapéu ou qualquer outra peça por ordem médica, o Poupatempo Lapa pedirá um laudo.

Para a segunda via, a pessoa terá de pagar uma taxa, e o governo paulista dá isenção para pessoas que precisam corrigir o RG por erro de digitação, para mulheres com mais de 60 anos, para homens com mais de 65 anos, vítimas de catástrofes naturais e quem atestar ao Poupatempo Lapa a sua falta de condições financeiras.

Para emitir a segunda via da carteira de identidade, será preciso levar os mesmos documentos citados (se o requerente for menor de idade).

Cabe dizer que os RGs que foram perdidos, roubados ou furtados precisam ter boletim de ocorrência e que.

É recomendado que as pessoas façam novo documento a cada dez anos e, nessa situação, é melhor levar o RG a ser substituído.

Tanto a primeira via quanto a segunda demoram 10 dias úteis para serem feitas e o cidadão deve retornar ao Poupatempo Lapa com o comprovante para retirá-lo.

Se a própria pessoa não puder fazer isso, qualquer outra (portando o comprovante) pode retirar o RG.

Agendamento de RG no Poupatempo Lapa


Poupatempo agendamento por telefone

Além do agendamento via site, o Poupatempo Lapa também permite que os cidadãos marquem horário usando telefone.

Para os que ligam de celular, o número é (11) 4135 9700 e serve para todas as cidades paulistas; quem liga de telefone fixo deve usar o (11) 4135 9700 para a capital e 0300 847 1998 para todas as outras cidades.

Os números acima funcionam todos os dias da semana e 24 horas por dia, dando informações também sobre agendamentos já feitos: se a pessoa se esqueceu em que hora é a sua emissão de RG ou o que precisa levar, basta escolher um dos telefones e sanar sua dúvida.