Agendamento de RG Poupatempo Piracicaba

Saiba como funciona o agendamento Poupatempo Piracicaba

A falta do RG acarreta aos brasileiros diversos empecilhos, inclusive na hora de tentar um agendamento médico, participar de um concurso, emitir outros documentos e muito mais.

A carteira de identidade precisa estar atualizada sempre e é por isso que se indica ao cidadão fazer uma nova a cada década. Para quem a perde de alguma maneira, fazer o boletim de ocorrência e outra via é essencial.

Em São Paulo, quem está sem esse documento pode procurar o Poupatempo para fazê-lo, inclusive existindo unidade em Piracicaba.

As unidades do Poupatempo são espaçosas, têm banco interno para que as taxas de pagamento sejam quitadas e fazem o documento em até 15 dias, normalmente.

O piracicabano tem de agendar a emissão da sua carteira de identidade pela Internet ou pelo telefone.

A partir da data determinada, essa pessoa pode buscar o documento ou, entregando o protocolo, pedir a terceiros para retirarem.


Poupatempo agendamento RG Piracicaba

Para agendar um dia de emissão da carteira de identidade, o piracicabano tem de avessar https://www.poupatempo.sp.gov.br/ e clicar uma vez sobre “Agendamento”.

Depois, uma pequena janela de login será apresentada para que o cidadão entre no sistema ou se cadastre, se for a primeira vez que utiliza o site do Poupatempo.

Após estar logado, o piracicabano vai escolher a unidade de atendimento, a hora e o dia.

Quando o agendamento do seu RG estiver finalizado, o sistema do Poupatempo costuma mandar um e-mail para reforçar todos os dados, inclusive o endereço completo do posto onde o documento será feito.

Se o cidadão excluir esse e-mail ou precisar rever as informações, é só acessar novamente a página do Poupatempo e procurar pelos agendamentos realizados.

Com o login, o piracicabano pode desmarcar a emissão do seu RG e selecionar outro dia.

Para agendar via telefone, o número é 0800 772 3633.

Agendamento de RG Poupatempo Piracicaba


Poupatempo agendamento RG Piracicaba pelo celular

Também é possível fazer agendamento de RG via aplicativo: para isso, os piracicabanos podem dispor do SP Serviços, que é feito pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

Esse app está na Google Play Store e na Apple Store e possibilita agendar, desmarcar e rever agendamentos, da mesma forma que o sistema do Poupatempo.

Vale dizer que o SP Serviços não faz agendamentos apenas para documento de identidade: há outras documentações cuja emissão também pode ser marcada por esse aplicativo.

Para o download, os piracicabanos podem acessar a loja diretamente do seu smartphone ou com os links: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sp.prodesp.spservicos&hl=pt_BR e https://itunes.apple.com/br/app/sp-servi%C3%A7os/id879855533?mt=8.


Documentos para fazer RG no Poupatempo Piracicaba

É preciso apresentar alguns documentos específicos para fazer RG e esses documentos variam se a pessoa é maior de idade ou não e devido à causa do agendamento.


1ª via RG Poupatempo Piracicaba

Para primeira via, os piracicabanos terão de levar tipagem sanguínea, CPF (quem tiver) e certidão de casamento ou nascimento.

Se o solicitante do documento é menor de idade, serão necessários os documentos do responsável legal e a presença deste.


2ª via RG Poupatempo Piracicaba

Para pessoas que farão a segunda via da carteira de identidade, os documentos acima de repetem.

Para quem fará o documento porque o anterior estava com a foto muito antiga ou em más condições, é fundamental que este a ser substituído seja levado.

Se o cidadão precisa do RG novo porque o anterior foi furtado, perdido ou roubado, também será necessário mostrar o boletim de ocorrência.

A foto é tirada no próprio posto de atendimento do Poupatempo; entretanto, a pessoa não deverá estar com roupa muito clara e nem com adereços no rosto ou na cabeça.

Além disso, os piracicabanos não poderão vestir regata ou blusa “tomara que caia”.


Taxas para fazer RG no Poupatempo Piracicaba

A segunda via da carteira de identidade é cobrada pelo Poupatempo, enquanto a primeira via é de graça para todos os piracicabanos, independentemente da idade.

Contudo, há casos nos quais há gratuidade na segunda via também: para os casos nos quais o Poupatempo digitou algo errado, o cidadão pode refazer o RG, mas tem um prazo de três meses.

Outros dois casos de gratuidade são quando a pessoa tem mais de 60 ou de 65 anos (mulheres e homens, respectivamente) e quando o termo de pobreza é assinado.

Agendamento de RG Poupatempo Piracicaba


Endereço Poupatempo Piracicaba

A unidade de Piracicaba funciona entre as 8h e as 17h, de segunda a sexta, e entre as 8h e as 12h, aos sábados.

Os documentos podem ser feitos e buscados todos os dias e ela fica na Praça José Bonifácio, número 700, no Centro.

As pessoas que não conseguirem o atendimento pelo telefone já fornecido ou que tiverem dificuldades para agendar com o app SP Serviços ou pelo site do Poupatempo podem ir à unidade de Piracicaba para pedir auxílio, mas não farão o RG nesse mesmo dia.