Agendamento de RG no Poupatempo Sé

Confira as instruções e veja como fazer agendamento RG Poupatempo Sé para 1ª e 2ª via

O Poupatempo é um estabelecimento público exclusivo do Estado de São Paulo no qual vários documentos são emitidos, além de muitos órgãos possuírem postos de atendimento para conversar com os consumidores: é o caso da Secretaria de Segurança Pública, órgão responsável pela emissão do RG.

O Estado tem Poupatempo em muitos lugares e, quando não há um posto específico, as cidades do entorno podem fazer o atendimento.

Uma das unidades disponíveis é a da Sé e a carteira de identidade está dentre as documentações que mais são emitidas.

Com a carteira de identidade, o brasileiro pode fazer matrículas escolares, solicitar outros documentos, votar e muito mais.

É extremamente necessário que as pessoas que perdem o documento ou passam por furto ou roubo façam um novo RG e que cancelem o anterior por meio de um boletim de ocorrência.

Os cidadãos que têm um RG muito antigo também precisam fazer nova via: geralmente, esse documento deve ser trocado a cada dez anos ou no caso de haver avarias que impeçam o reconhecimento.

Não importa qual seja o motivo para emitir uma carteira de identidade, os paulistas podem se dirigir ao Poupatempo Sé.


Telefone Poupatempo para agendar RG?

A emissão de carteira de identidade é feita pelo Poupatempo Sé por um agendamento. Agendando, o Poupatempo tem uma perspectiva bastante clara de quantos RG vai fazer naquele dia e os próprios paulistas evitam a longa espera na fila.

Dá para fazê-lo até mesmo pelo telefone, que é o (11) 4135 9700 para todas as cidades de São Paulo, desde que o solicitante do documento esteja ligando de um celular.

Se o cidadão estiver ligando de telefone fixo, então os números de agendamento serão (11) 4135 9700 (para quem está na região metropolitana e na capital) e 0300 847 1997 (para quem ligar de outras cidades). O Poupatempo Sé faz reagendamentos também e dá informações diversas sobre as taxas do documento, características da foto, quais documentos levar e muito mais. O atendimento acontece 24 horas por dia, todos os dias.

Agendamento de RG no Poupatempo Sé


Como agendar para fazer o RG no Poupatempo Sé?

O agendamento virtual é outra forma de o Governo do Estado de São Paulo organizar mais as demandas por documentos. Para agendar no Poupatempo Sé, a pessoa acessa http://www.agendasp.sp.gov.br/pages/public/prehome.jsf e clica em “Carteira de Identidade”.

Depois, clica no retângulo onde está escrito “Entre ou Cadastre-se” e preenche o que o site solicitar. Ressalta-se que não há um site de agendamento para cada unidade do Poupatempo.

No caso de primeira via, a pessoa menor de idade terá de comparecer com o seu responsável legal e este precisará portar certidão de nascimento ou casamento, CPF e documento de identidade.

O requerente menor terá de levar certidão de nascimento e duas fotos 3×4 sem data e que tenham imagem digital.

Ao tirar a foto para a carteira de identidade, é proibido estar com acessórios no rosto ou sobre a cabeça, a menos que seja uma recomendação médica confirmada por um laudo; o tomara que caia e as regatas também não são permitidos.


Taxa para fazer RG no Poupatempo

Enquanto a primeira via da carteira de identidade é de graça, a segunda tem um custo.

O Poupatempo Sé oferece isenção em determinadas situações, como as mulheres/homens com idade de 60/65 anos ou mais, além de quem apresenta atestado de pobreza. Aqueles que notaram erros de digitação no RG podem retirar outro de graça, desde que a solicitação seja em até três meses.

É preciso levar boletim de ocorrência na eventualidade de o RG anterior ter sido roubado, furtado ou perdido. É importante deixar claro que todos os documentos de identidade que não forem retirados em quatro meses serão descartados.

Agendamento de RG no Poupatempo Sé


Como agendar RG pelo telefone do Poupatempo?

Em qualquer um dos telefones indicados acima para agendamento, será requisitado o CPF do cidadão.

Em seguida, deve-se acompanhar as instruções da gravação para escolher unidade, data e horário de atendimento.

O agendamento só é confirmado no fim da ligação, por isso é importante esperar até o final e anotar o número do protocolo.

Lembrando que todos os documentos listados anteriormente têm de ser apresentados no Poupatempo Sé no dia da emissão.