Como consultar o número do Cartão SUS pelo CPF

Você sabia que é possível consultar o número do Cartão SUS pelo CPF com facilidade? É verdade. Pouca gente tem conhecimento, mas em rápidos passos você pode descobrir o número pela internet através do Portal ConecteSUS, que é uma página gerenciada pelo Ministério da Saúde.

O site traz dados completos sobre o seu cartão e ajuda você a ganhar tempo nas horas de maior necessidade. Às vezes estamos em um momento de emergência e precisamos do número do documento o mais rápido possível. Com a ajuda da página, podemos verificar essa informação rapidamente.

Como fazer a consulta do Cartão SUS

consulta-cartao-sus-cpf

Como falamos anteriormente, a consulta do Cartão SUS é rápida e fácil. Basta você informar alguns dados para o sistema apresentar o número do cartão. A partir de agora nós vamos mostrar um tutorial passo-a-passo para você aprender a fazer a pesquisa. Acompanhe o texto até o final e veja as orientações.

Consulta do Cartão SUS pelo Portal ConecteSUS

1. Acesse o Portal ConecteSUS;

2. No Mural de Atividades, clique no botão “Entrar”.

3. Nessa etapa será necessário informar o CPF e clicar em “Avançar”;

4. Em seguida, informe a senha do portal gov.br. Esse é portal do governo brasileiro que reúne todos os serviços públicos para o cidadão. Caso não lembre a senha, clique em “Esqueci minha senha” para fazer a recuperação. Caso ainda não tenha cadastro no gov.br, clique aqui e siga as instruções para fazer o registro;

5. Com o cadastro e a senha regularizados, faça o login no ConecteSUS;

6. Logo após fazer o login, a página principal do site (home) exibirá no canto superior esquerdo os dados da pessoa cadastrada, em ordem: nome completo, CPF e número do Cartão SUS/CNS (Cartão Nacional de Saúde). O número do Cartão SUS é composto por 15 dígitos.

consulta cartão

Caso o número do Cartão SUS não apareça na página principal, localize no menu à esquerda a opção “Meus dados”. Após clicar nela, serão exibidos os seguintes dados:

  • CPF
  • Cartão Nacional de Saúde/Cartão SUS
  • E-mail
  • Data de nascimento

consulta cartão sus

Consulta do Cartão SUS pelo aplicativo ConecteSUS Cidadão

Outra opção para consultar o número do cartão SUS é através do aplicativo ConecteSUS Cidadão.  É possível baixar o app tanto para Android quanto para iOs.

Após fazer a instalação no smartphone, acesse a aplicação e siga o passo a passo:

1. Clique na opção “Mais” localizada no menu na parte inferior da tela.

2. Em seguida, clique no botão “Acessar agora” para ter acesso ao serviços do SUS;

3. Para prosseguir, informe os dados de acesso;

4. A exemplo do site, os dados do portador do cartão devem ser exibidos na tela principal;consulta cartão sus aplicativo

Se isso não acontecer principal, localize no menu à opção “Meus dados”. Após clicar nela, serão exibidos as informações do portador do cartão:

consulta cartão sus app

Cartão SUS com dois números

Ao fazer a consulta, é possível que o cidadão tenha dois números do cartão associados ao seu cadastro. Isso acontece porque a numeração dos cartões se baseia no grau de qualidade dos cadastros. Os cartões iniciados com o numeral 7 são os que tem o melhor grau de qualidade.

Provavelmente, ao complementar as informações de seu cadastro, foi gerado uma nova numeração iniciada com 7, que passou a ser seu Cartão Principal. Ao se cadastrar no Conecte SUS Cidadão, o site selecionou o cartão com maior grau de qualidade (o aplicativo não gera novas numerações, utiliza as que já existem no sistema).

Como tirar a 2ª via do Cartão SUS

O app Conecte SUS Cidadão pode ser usado para substituir o cartão impresso. Inclusive recomenda-se utilizar o aplicativo em vez do Cartão Físico.

Se mesmo assim você quiser receber o cartão impresso, o SUS informa que para a segurança dos próprios usuários, a impressão da 2ª via do Cartão SUS do cartão, atualmente, somente está sendo realizada presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde. Compareça a um Estabelecimento de Saúde ou Posto de Saúde para realizar a impressão.

Chegando ao local, peça informações para emitir a segunda via do cartão. Você vai precisar apresentar o seu RG e CPF no atendimento. Alguns postos realizam a impressão da 2ª via na mesma hora. Caso não seja possível imprimir, você receberá o cartão impresso em uma data posterior.

Como fazer o Cartão SUS

Se você ainda não tem cadastro do Cartão SUS, é possível emitir o documento em alguma unidade de saúde – vale lembrar que o sistema não permite registrar o cartão pela internet.

Os procedimentos são parecidos para quem precisa tirar a segunda via. Basta se dirigir a um estabelecimento de saúde portando seus documentos (RG, CPF, Certidão de Nascimento e Comprovante de Residência) e procurar um agente habilitado.

Atendimento no SUS

Vale lembrar que a apresentação do Cartão SUS (físico ou digital) é importante no momento do atendimento, mas não impede que o cidadão receba a assistência necessária.