Como fazer agendamento RG Poupatempo Itaquera

Confira o passo a passo para fazer agendamento RG Poupatempo Itaquera; veja também as taxas e os documentos necessários para emitir a Identidade

O Poupatempo de Itaquera é o serviço ideal para todas as pessoas que estão precisando da sua carteira de identidade (RG). Os paulistas podem ir a esse local para pedir a primeira ou a segunda via, inclusive quando são menores de idade: nesse caso, os seus responsáveis terão de estar junto e ter o seu próprio RG para apresentar.

Já no caso de quem tem dezoito anos ou mais, é necessário levar foto 3×4 e a certidão de nascimento, inclusive uma cópia. Ressalta-se que a foto não pode ser antiga: indica-se que as pessoas não a leve se foi tirada há mais de um ano.

As pessoas que têm a sua carteira de identidade roubada ou furtada precisam bloqueá-la por meio de um boletim de ocorrência, que tem de ser levado quando a segunda via for feita. Para registrar esse boletim de ocorrência, a pessoa tem de procurar a Delegacia Eletrônica ou alguma delegacia física da Polícia Civil.

O processo de emitir esse documento fica mais simples se o cidadão de Itaquera fizer um agendamento no site https://www.poupatempo.sp.gov.br/.

Como fazer agendamento RG Poupatempo Itaquera


Como fazer cadastro no Poupatempo

Veja o passo a passo para fazer seu cadastro no site oficial do Poupatempo:

  • Primeiro, abra o site: https://www.poupatempo.sp.gov.br/ e seleciona-se “entrar ou cadastrar”. Esse campo fica na parte de cima da página;
  • Coloque o CPF e clique em “Avançar”;
  • Coloque suas informações pessoais: RG (quando é uma segunda via), telefone de contato, nome completo, endereço e também e-mail;
  • O Poupatempo mostrará um código captcha e você tem de escrever as mesmas letras e números na caixa indicada;
  • Na próxima página, você terá de colocar novamente certas informações pessoais;
  • Na nova página, clique na unidade Poupatempo e depois no tipo de documento que quer fazer;
  • Faça o agendamento;
  • Selecione o botão “Reservar horário” e lembre-se de armazenar o protocolo.

O Poupatempo Itaquera encaminhará um e-mail com o aviso do agendamento para que o cidadão confirme. Importante dizer que é só depois dessa confirmação que o agendamento estará válido.


Como fazer agendamento de RG para o Poupatempo Itaquera

O site do Poupatempo também serve para que se faça agendamento de horários virtualmente. Para isso, você deverá acessar https://www.poupatempo.sp.gov.br/.

  • É preciso achar a área “Agendamento” e depois fornecer informações de contato e pessoais;
  • Destaca-se que você deverá colocar as mesmas informações que usou quando fez o seu cadastro no Poupatempo;
  • Além da carteira de identidade, você pode escolher outros tipos de documentos: pode ser a Carteira Nacional de Habilitação e até mesmo o CPF;
  • Clique no horário e no dia que são mais apropriados para você. Novamente, salve o protocolo que será encaminhado por e-mail.

Documentos para fazer RG no Poupatempo Itaquera

As pessoas que têm dezoito anos e que não têm RG precisarão levar certidão de nascimento ou de casamento, CPF e também tipagem sanguínea. Se o itaqueirense quiser a segunda via, ele tem de levar o boletim de ocorrência, duas fotos 3×4 (como já explicado, precisam ser recentes) e a sua certidão de nascimento. Se a segunda via do documento é por mau estado, indica-se levar a via anterior para comprovação.

Já as pessoas que têm menos de dezoito anos têm de portar certidão de nascimento, além de os responsáveis estarem presentes e de levarem seu CPF. Também é preciso que eles levem suas certidões de casamento ou de nascimento e documentos que confirmem que são os responsáveis legais.


Taxas para fazer RG no Poupatempo Itaquera

Os valores para cada uma das vias do RG estão disponíveis na página de taxas para fazer RG. Lembrando que algumas categorias de cidadãos têm gratuidade para a emissão do documento.


Como é o pagamento no Poupatempo Itaquera

Os cidadãos podem pagar pela sua carteira de identidade usando o site do Poupatempo: nesse tipo de pagamento, pode-se escolher entre boleto bancário ou débito. Para o débito, o órgão utiliza os seguintes bancos: Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Itaú e é preciso selecionar “pagar com débito online”.

Quando o cidadão escolhe o banco, o Poupatempo o redireciona para o site oficial para que seja feita a transação. Quando ela terminar, deve-se imprimir o comprovante e levá-lo para o atendimento agendado.

Selecionando “Imprimir boleto bancário”, cidadão pode quitá-lo onde desejar e também precisa levar o comprovante quando for atendido no Poupatempo. Uma orientação é que as pessoas que escolhem o boleto desabilitem os pop-ups. Por fim, o Poupatempo Itaquera também recebe os pagamentos das taxas no mesmo dia do atendimento. Todavia, só com dinheiro, não sendo aceito nenhum tipo de cartão.

Como fazer agendamento RG Poupatempo Itaquera


Como cancelar o agendamento no Poupatempo Itaquera

Se você precisar cancelar, é só ir ao site do Poupatempo e fazer o seguinte:

  • Fazer seu login;
  • Selecionar “Meus agendamentos”;
  • Encontrar o horário e o dia que foram agendados e selecionar a lixeira;
  • A página mostrará um pop-up e bastará clicar em “Ok”.